Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Ginecomastia: saiba tudo sobre o antes e depois da cirurgia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Diferenças do antes e depois da ginecomastia estão associadas à estética corporal masculina, mas também ao aumento da autoestima do paciente. Entenda mais sobre o tratamento.

As transformações do antes e depois da ginecomastia não são apenas estéticas, pois influenciam diretamente o bem-estar, autoestima e qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Entender o que é a ginecomastia, as opções de tratamento e o que acontece no antes e depois da cirurgia de ginecomastia é fundamental para um encaminhamento correto do caso.

Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia indicada para o seu caso!

Agende uma consulta

O que é ginecomastia?

A ginecomastia consiste no aumento mamário indevido nos homens, sendo também chamada de hipertrofia mamária. O quadro pode ser causado por alterações hormonais e, nesses casos, ocorre o aumento das glândulas mamárias.

A ginecomastia também está associada ao ganho de peso e obesidade, sendo que nesses casos há o aumento do tecido adiposo. Porém, não é incomum que o paciente apresente ambas as manifestações.

Quais são as formas de tratamento de ginecomastia?

As opções de tratamento da ginecomastia dependem diretamente das suas causas. Em algumas situações, a ginecomastia se manifesta durante a adolescência, período de muitas alterações hormonais, mas regride espontaneamente depois.

No caso de alterações hormonais, o tratamento medicamentoso pode ser uma primeira opção para amenizar o quadro. Já quando o ganho de peso está associado, emagrecer pode ser uma forma de amenizar a ginecomastia, mas nem sempre o resultado é efetivo.

Assim, uma opção de tratamento é a cirurgia de ginecomastia que é recomendada tanto para casos nos quais o quadro é causado por alterações hormonais, como por ganho de peso.

Agende agora a ginecomastia perfeita para você!

Agende uma consulta

Cuidados antes e depois da ginecomastia

Os cuidados antes e depois da ginecomastia garantem que a cirurgia entregue resultados mais satisfatórios e seja, em geral, mais segura ao paciente.

Cuidados antes da cirurgia de ginecomastia

Entre os cuidados antes e depois da ginecomastia está o pré-operatório.

Inicialmente, é preciso que o cirurgião plástico confirme o diagnóstico e faça a indicação de tratamento cirúrgico para o caso.

Após essa etapa, serão solicitados exames médicos que garantem que o paciente esteja com boa saúde para realização da cirurgia. Eles incluem:

  • Exames de sangue com hemograma, coagulograma, glicemia, ureia e outros marcadores;
  • Exame de urina para avaliar a integridade dos rins;
  • Exame cardíaco, como o ecocardiograma;
  • Exame de imagem, como o ultrassom das mamas, para descartar a presença de tumores ou outras alterações.

Com os resultados em mãos, o cirurgião plástico pode autorizar o procedimento e então fazer o planejamento cirúrgico, além de orientar quanto aos cuidados pré-cirúrgicos.

Cuidados depois da cirurgia de ginecomastia

Em geral, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e então será orientado pela equipe médica quanto aos cuidados pós-operatórios da ginecomastia. Eles incluem:

  • Repouso de 3 a 5 dias;
  • Uso contínuo da faixa compressora na região por cerca de 30 dias;
  • Fazer a higienização das incisões, deixando-as secas e fazer os curativos;
  • Não levantar os braços por 2 a 4 semanas, mantendo-os na posição lateral ao corpo;
  • Não carregar peso ou fazer esforço com os braços;
  • Repousar apenas de barriga para cima no primeiro mês;
  • Retomar atividades físicas progressivamente, mas só fazer força após liberação médica, em cerca de 90 dias.

Apesar das restrições normais do período pós-cirúrgico, a recuperação da ginecomastia costuma ser tranquila.

Importância dos cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia

Os cuidados antes e depois da ginecomastia são importantes aliados em todo o percurso do tratamento.

As orientações do pré-operatório, por exemplo, visam aumentar a segurança da intervenção cirúrgica, evitar ocorrências indesejadas e informar o paciente sobre seu papel no tratamento.

Já as recomendações pós-operatórias são determinantes para minimizar as chances de complicações e propiciar uma recuperação mais satisfatória, que vai influenciar até mesmo na qualidade dos resultados estéticos alcançados.

Quais são os resultados esperados após a cirurgia de ginecomastia?

O resultado da cirurgia de ginecomastia é um tórax mais reto e sem volume mamário adicional. A cicatrização completa dura cerca de 12 meses, ficando mais discreta com o passar do tempo.

Para resultados melhores com a cirurgia, é indispensável se atentar aos cuidados de antes e depois da ginecomastia e escolher um cirurgião plástico qualificado e experiente para condução do tratamento.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fonte:

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética