Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Prótese de mama
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Existem diferentes tipos e perfis de prótese de silicone, e a escolha pelo modelo mais adequado deve ser sempre individualizada

A prótese de silicone é um implante sintético colocado nos seios ou em outras áreas do corpo com o intuito de aumentar o volume e a sustentação da região, melhorando assim a estética e as imperfeições do corpo do paciente. No caso da prótese de mama, a cirurgia para sua colocação pode ter cunho terapêutico, uma vez que muitas mulheres precisam retirar os seios durante um tratamento oncológico.

A principal indicação para a prótese de silicone nas mamas, portanto, é para pessoas que desejam melhorar o aspecto estético dos seios ou em caso de reconstrução mamária. Os implantes conseguem criar volume, reduzir a flacidez e dar firmeza aos seios, proporcionando autoestima e bem-estar às mulheres.

Tipos de prótese de silicone: formato

Existem diferentes tipos de prótese de silicone, que podem ser divididos de acordo com seu formato ou seu perfil. No que diz respeito ao formato, os implantes mamários podem ser classificados como:

Prótese de mama cônica

Proporciona maior projeção dos mamilos, deixando os seios mais para a frente. É um modelo indicado principalmente para pacientes com tórax estreito.

Prótese de mama redonda

Confere uma aparência mais arredondada e volumosa no colo da mama (região mais próxima do pescoço). Seu uso é indicado para mulheres com tórax proporcional.

Prótese de mama em gota

Foi desenvolvida com o intuito de dar um volume mais natural aos seios, uma vez que tem o formato mais parecido com as mamas de verdade. É um modelo muito usado em reconstruções mamárias.

Perfil da prótese de silicone

O perfil é uma característica dos implantes mamários que define a concentração do silicone na área central da prótese. Os perfis de prótese de mama podem ser classificados como:

Perfil superalto

Tem a base mais estreita, fazendo com que todo o silicone que compõe a prótese fique bem concentrada no centro. Esse perfil garante uma projeção maior dos seios.

Perfil alto

O diâmetro da base do implante é menor, fazendo com que o silicone fique concentrado no centro, deixando a prótese de silicone mais alta e projetada para a frente.

Perfil moderado

Este tipo de prótese é ligeiramente mais alto do que o chamado perfil baixo, mas o silicone não fica concentrado na parte central, o que confere pouca projeção aos seios.

Perfil baixo

O silicone fica mais espalhado pela prótese, e não concentrado na parte central do implante. Geralmente, esse tipo de prótese de mama não deixa os seios bem preenchidos e volumosos.

O que considerar na escolha da prótese de mama?

A escolha pelo tipo de prótese de silicone ideal deve ser sempre orientada por um cirurgião plástico especializado nesse tipo de procedimento. Esse profissional vai avaliar as características físicas e genéticas da mulher, além da textura da pele e a vontade da paciente. Não existe um único tipo de implante que é ideal para todos os casos, e a escolha deve ser sempre individualizada e personalizada.

Cuidados antes e depois da cirurgia de prótese de mama

Antes de se submeter à cirurgia para colocação de um implante mamário, a paciente deve se submeter a exames laboratoriais, como mamografia, eletrocardiograma, hemograma e coagulograma. Essas avaliações permitem verificar o estado de saúde da paciente e planejar a mamoplastia de aumento com cuidado e segurança.

No pós-operatório, é necessário que a paciente adote os seguintes cuidados:

  • Usar sutiã cirúrgico durante o período de cicatrização;
  • Não dirigir nas primeiras 3 semanas após a colocação da prótese de silicone;
  • Evitar movimentos bruscos com os braços durante 30 dias;
  • Evitar dormir de lado ou de bruços pelo período recomendado pelo médico;
  • Evitar a exposição ao sol.

Riscos da cirurgia para colocação da prótese de mama

Por mais que a implantação da prótese de silicone nas mamas seja uma cirurgia plástica bastante segura, há riscos envolvidos no procedimento. Os principais incluem:

  • Infecção;
  • Desenvolvimento de estrias e/ou flacidez devido à distensão da pele;
  • Má cicatrização;
  • Rippling (aspecto enrugado da mama);
  • Rejeição do implante de silicone;
  • Deslocamento da prótese.

É necessário realizar a troca de prótese de silicone?

As próteses mamárias utilizadas atualmente não possuem validade, uma vez que são bastante resistentes. Porém, é recomendado fazer um acompanhamento periódico para verificar se não há nenhuma alteração na mama operada ou na prótese de silicone implantada. Existem situações muito específicas que podem demandar a troca do implante, tais como ruptura da prótese de mama e contratura capsular.

Para tirar mais dúvidas sobre os implantes mamários, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Conselho Federal de Medicina