Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia para mama masculina
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça como é realizada e quais são as indicações da cirurgia para mama masculina, que visa tratar definitivamente quadros de ginecomastia

A cirurgia para mama masculina é uma opção de tratamento definitivo para a ginecomastia, quadro que pode comprometer o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes acometidos. A ginecomastia está associada a diferentes fatores, mas ocorre majoritariamente devido a alterações hormonais e ganho de peso.

Ainda que existam casos de regressão espontânea do quadro, outros pacientes precisam recorrer à cirurgia para mama masculina para tratar a condição. Entenda mais a seguir.

Saiba como a a cirurgia de mama masculina pode ajudá-lo a se livrar da gordura indesejada.

Agende uma consulta

O que é cirurgia para mama masculina?

A cirurgia para mama masculina, também chamada de cirurgia de ginecomastia, é o tratamento cirúrgico e definitivo para a ginecomastia, que consiste no crescimento anormal (hipertrofia) das mamas em homens.

O tratamento cirúrgico visa remover o excesso de tecidos, incluindo glândulas mamárias, gordura e pele para diminuir o volume e deixar as mamas mais planas.

Quando a cirurgia para mama masculina é indicada?

A cirurgia para mama masculina pode ser considerada em algumas situações que veremos logo abaixo, são elas:

Grau de ginecomastia

A opção pela cirurgia para mama masculina é mais frequente em graus elevados de ginecomastia, como o grau 3, e quando as mamas ficam aparentes e marcadas na roupa.

Ainda assim, o mais comum é que antes da definição pela cirurgia de ginecomastia sejam realizados tratamentos medicamentosos para a regressão do quadro. Caso não haja resultados da ginecomastia satisfatórios com esse protocolo, a cirurgia para mama masculina passa a ser indicada.

Nível de insatisfação do paciente

É importante saber que a ginecomastia não gera nenhum tipo de complicação à saúde do paciente acometido. O que pode ocorrer, entretanto, é uma insatisfação estética relacionada à condição, inclusive com comprometimento emocional e psicológico em alguns casos.

Dessa forma, o nível de insatisfação do paciente em relação à ginecomastia é um importante indicador quanto à necessidade de recorrer à cirurgia de ginecomastia como forma de tratamento.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!

Agende uma consulta

Qual o tempo de recuperação da cirurgia para mama masculina?

Como toda cirurgia plástica, a cirurgia para mama masculina possui diferentes etapas durante a recuperação.

Entre uma e duas semanas, por exemplo, o paciente já readquire certa mobilidade e pode retomar atividades leves e que não demandam esforço físico.

Outro marco importante é após 90 dias da cirurgia, quando é possível que o paciente receba autorização para retomar atividades físicas e é dispensado do uso da malha compressora.

A cicatrização total, entretanto, demora cerca de 12 meses, sendo esse o período indicado para avaliar os resultados definitivos da cirurgia plástica.

Apesar dessas indicações, cada caso evolui de maneira individual, de forma que é sempre indispensável ter o acompanhamento médico para receber autorização para ampliação das atividades realizadas.

Quais os cuidados após a cirurgia para mama masculina?

Assim como o tempo de recuperação, os cuidados pós-operatórios também vão mudando conforme há uma evolução do quadro.

Na primeira semana, por exemplo, o paciente terá menos mobilidade e sentirá algum desconforto físico. Algumas orientações nessa fase incluem:

  • Repouso;
  • Compressas frias;
  • Uso da malha compressora;
  • Medicação, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos;
  • Higienização da incisão;
  • Deitar-se de barriga para cima;
  • Não carregar ou levantar peso;
  • Não dirigir.

Conforme sinta-se mais disposto, o paciente poderá ampliar progressivamente a intensidade das atividades realizadas, mas a liberação médica é indispensável.

Alguns cuidados serão mantidos por até três meses, como o uso da malha compressora. Em geral, é após esse período que o paciente pode retomar sua rotina normalmente, mas isso depende da evolução da recuperação.

Poder contar com um cirurgião plástico de confiança, qualificado e experiente é essencial para que a cirurgia para mama masculina seja mais segura e com uma recuperação tranquila.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica